Curta Nossa Página!

quarta-feira, 16 de abril de 2014

Qual será a cor das Estrelas?

Qual a cor das Estrelas?


Qual a cor das estrelas? Afinal, qual a cor das estrelas? Ao olharmos o céu estrelado, podemos notar que  nem todas as estrelas são da  mesma cor. Algumas parecem brancas, outras são alaranjadas ou mesmo azuladas.


Uma questão bem interessante surge ao tentarmos compreender por que aquela estrela, no meio daquela constelação estranha, brilha com um vermelho extraordinário completamente diferente de suas vizinhas.
A causa disso é propriedade física extremamente importante, que se manifesta também em várias outras situações.



Assim como existem chamas de cores diferentes, as estrelas possuem cores diferentes, então precisamos passar esse ponto de apenas e olhar e então tentar compreender porquê as estrelas, tanto quanto as chamas, tem cores diferentes. As cores das estrelas estão diretamente ligadas à temperatura de cada uma.

As estrelas azuladas são as mais quentes e possuem como elemento químico predominante na origem da coloração, o hélio ionizado. A identidade de cada estrela é uma relação entre cor e temperatura, porém, as estrelas não permanecem sempre com a mesma temperatura (consequentemente sem a mesma cor), porque elas nascem e morrem e elas duram muitos milhões de anos, então vão sempre mudando e avoluindo, assim suas temperaturas também. As estrelas mais novas são mais quentes e esfriam ao longo das eras.


“E qual a importância da medição dessas cores? As cores fornecem aos cientistas algumas dicas sobre a história da vida de cada estrela. Através da obtenção dos índices de cor e das magnitudes absolutas (M), podemos ter uma noção da temperatura da superfície, idade, massa, raio como ganhar dinheiro com adsense e tipo das estrelas, mesmo elas estando a uma distância tão grande. Esses dados podem ser importantes para contribuir no entendimento da formação e evolução das estruturas maiores como aglomerados de estrelas e até das galáxias, já que as galáxias são compostas por estrelas (dentre outros objetos).”

Fontes:
TelescópioNaEscola 
UFMG 
CyberTurma


Sem comentários:

Enviar um comentário